Rebites Sólidos
Os rebites sólidos são componentes críticos em reparos e construção de estruturas aeronáuticas, especialmente devido à sua capacidade de oferecer resistência e durabilidade. Eles são classificados por material, formato da cabeça, tamanho da espiga e condição de têmpera. Os principais tipos de cabeças incluem universal, redonda, chata, escareada e lentilha (brazier), sendo escolhidos conforme a aplicação estrutural. A resistência e a condição de têmpera são indicadas por marcas na cabeça do rebite.
Materiais Comuns
- Ligas de Alumínio: A maioria dos rebites sólidos é feita de ligas de alumínio. Exemplos incluem os tipos 1100, 2017-T, 2024-T, 2117-T e 5056, cada qual com propriedades específicas:
- 1100: Puro alumínio (99,45%), usado em aplicações não estruturais.
- 2117-T: Popular por estar pronto para uso, não requer tratamento térmico adicional, e tem alta resistência à corrosão.
- 2017-T e 2024-T: Necessitam recozimento antes do uso e oferecem maior resistência para aplicações estruturais exigentes.
- 5056: Ideal para ligas de magnésio devido à sua resistência à corrosão.
- Outros Materiais:
- Aço Macio e Aço Resistente à Corrosão: Utilizados para unir peças de aço, como paredes de fogo e braçadeiras.
- Monel: Empregado em ligas de aço-níquel, podendo ser substituído por aço resistente à corrosão em alguns casos.
- Cobre: Restrito a aplicações específicas, como ligas de cobre ou materiais não metálicos.
Tratamento Térmico Os processos de têmpera garantem a maleabilidade necessária para que o rebite seja cravado corretamente. Para rebites como 2017-T e 2024-T, o tratamento térmico ocorre em temperaturas entre 329°C a 510°C. Após o aquecimento, os rebites são imersos em água fria e devem ser utilizados imediatamente ou armazenados em temperaturas abaixo de zero para retardar o endurecimento, sendo conhecidos como “rebites de geladeira”. Estes rebites devem ser usados dentro de um período específico para manter sua maleabilidade.
Corrosão e Compatibilidade Rebites estão sujeitos à corrosão, especialmente em ambientes marítimos. A combinação de metais diferentes, como cobre e ligas de alumínio, deve ser evitada, pois pode causar deterioração por corrosão galvânica. Para minimizar a corrosão, revestimentos como cromato de zinco ou anodização são aplicados, sendo a identificação feita pela coloração do rebite (amarelo para cromato de zinco e cinza perolado para anodização).
Manuseio e Reuso Rebites expostos a condições inadequadas devem ser tratados novamente antes de serem reutilizados. O superaquecimento e o manuseio incorreto podem comprometer a integridade estrutural do rebite.
Esses aspectos tornam os rebites sólidos essenciais na manutenção e construção aeronáutica, garantindo segurança e eficiência nas operações.