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O sistema de refrigeração por ciclo a ar é amplamente utilizado em aeronaves equipadas com motores a reação. Este sistema baseia-se na utilização do ar comprimido extraído dos compressores do motor para realizar o resfriamento. A eficácia do processo ocorre quando o ar comprimido é descomprimido, resultando em uma redução significativa de sua temperatura.

Funcionamento

  1. Extração do Ar Comprimido: O ar utilizado no sistema é retirado, ou “sangrado”, diretamente dos compressores do motor. Este ar, ao ser descomprimido, experimenta uma queda de temperatura que contribui para o resfriamento desejado.
  2. Impacto no Motor: Apesar de eficaz, a sangria do ar reduz a potência disponível do motor. Por esse motivo, o sistema é projetado para ser desativado em fases críticas do voo, como durante a decolagem, quando a máxima potência do motor é essencial.

Considerações Operacionais

A descompressão do ar para o resfriamento é eficiente em altitudes elevadas, onde o ar externo é mais frio e há maior diferença de pressão entre o ar sangrado e o ambiente. Isso reduz a carga térmica no sistema de refrigeração e mantém o desempenho geral da aeronave dentro dos limites operacionais.