Sistema de Combustível de Aeronaves

Sistema de Combustível

O sistema de combustível em aeronaves tem como objetivo armazenar e distribuir combustível limpo, em pressão adequada, para atender à demanda do motor durante todas as fases de voo, incluindo mudanças de altitude, manobras bruscas e variações súbitas de aceleração. Além disso, deve minimizar a possibilidade de travamento por vapor, fenômeno causado por variações climáticas em solo ou durante o voo.

Tipos de Sistemas de Combustível

  1. Alimentação por Gravidade:
    • Usado em aeronaves de baixa potência.
    • Os tanques de combustível são posicionados acima dos carburadores, permitindo que o combustível flua para o carburador por gravidade.
    • Componentes incluem:
      • Válvula seletora: para interromper o fluxo ou selecionar o tanque a ser utilizado.
      • Filtro: para limpar o combustível antes de atingir o carburador.
      • Dreno: remove água e sedimentos do filtro.
      • Bomba injetora manual (primer): fornece combustível extra para a partida do motor.
  2. Alimentação por Pressão:
    • Necessário em motores de alta potência, pois garante que o combustível chegue ao carburador sob pressão positiva.
    • Componentes incluem:
      • Bomba de combustível acionada pelo motor: fonte primária de pressão.
      • Bombas auxiliares ou de reforço: utilizadas para:
        • Fornecer pressão durante a partida do motor.
        • Alimentar sistemas de injeção.
        • Servir como bombas de emergência em caso de falha da bomba principal.

Instrumentação do Sistema

O funcionamento do sistema de combustível é monitorado por:

Esse conjunto de componentes e instrumentos assegura a operação eficiente, segura e contínua do sistema de combustível durante toda a operação da aeronave.