Sistema de Controle de Voo do A-380
Sistema de Controle de Voo do A-380
O Airbus A-380 utiliza um sistema de controle de voo avançado chamado Sistema de Voo Automático (AFS – Autoflight System). Devido à sua dimensão e complexidade, este sistema gerencia quase 50 superfícies de controle independentes, organizadas em categorias primárias e auxiliares.
Os controles primários, responsáveis por estabilizar e direcionar a aeronave, são operados por três computadores primários (PRIM) e três secundários (SEC). Essa configuração oferece redundância, permitindo que, em caso de falha em um PRIM, suas funções sejam transferidas automaticamente para outro. Se todos os PRIMs falharem, os SECs assumem o controle, embora com limitações como a perda de compensação automática e proteções.
O sistema utiliza três tipos de atuadores para mover as superfícies de controle:
- Atuadores Hidráulicos Convencionais: Conectados a sistemas hidráulicos centrais.
- Atuadores Eletro-Hidrostáticos: Operam de forma autossuficiente com um motor elétrico próprio.
- Atuadores Hidráulicos de Reserva Elétricos: Combinação dos dois tipos anteriores, ativados em caso de falhas múltiplas.
O barramento ARINC 629 integra sensores e comandos, conectando subsistemas como ADIRU (Air Data and Inertial Reference Units), SAARU (Secondary Airborne Accelerometer Reference Unit), e computadores de controle (PFC e ACE). Este design assegura que o AFS desempenhe com eficiência operações automáticas e manuais, garantindo precisão e segurança durante o voo.