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O sistema de injeção direta caracteriza-se pela introdução do combustível diretamente dentro da câmara de combustão dos cilindros, permitindo uma mistura mais precisa com o ar. Esse sistema apresenta maior eficiência energética e controle da combustão em comparação com os sistemas de injeção indireta.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Principais características:

  1. Injeção no cilindro:
    • O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, eliminando a necessidade de mistura no coletor de admissão.
    • A injeção ocorre durante o tempo de admissão, em sincronia com o movimento do pistão.
  2. Sequencialidade:
    • Cada cilindro recebe combustível de forma individual e sincronizada, garantindo que a quantidade exata seja fornecida no momento correto.
  3. Bomba injetora de alta pressão:
    • Utiliza uma bomba injetora para pressurizar o combustível, necessário para atomizá-lo ao ser injetado na câmara de combustão.
    • A alta pressão promove uma pulverização fina, facilitando a mistura eficiente do combustível com o ar.
  4. Controle e eficiência:
  5. Desafios técnicos:
    • Requer componentes robustos, como injetores de alta pressão e sistemas eletrônicos de controle.
    • Demanda manutenção especializada devido à complexidade e às altas pressões envolvidas.

Vantagens:

  • Maior controle sobre o processo de combustão.
  • Melhor eficiência de combustível e redução de poluentes.
  • Capacidade de operar em misturas mais pobres, economizando combustível sem comprometer o desempenho.

Aplicações:

Esse sistema é amplamente utilizado em motores aeronáuticos modernos e motores automotivos de alto desempenho, onde eficiência e controle da combustão são essenciais.