Sistema PN-101: Compensação
A compensação do sistema PN-101 envolve ajustes precisos para alinhar o detector de fluxo magnético, garantindo a precisão nos rumos indicados. Este processo é essencial para manter a confiabilidade do sistema de navegação. Abaixo estão as etapas e considerações principais para realizar a compensação:
- Localização e Preparação:
- Realize o procedimento em uma área livre de interferências magnéticas.
- Use uma bússola padrão com visor ou uma rosa dos ventos para referência.
- Posicione a fonte do sistema longe das pontas das asas para evitar perturbações no campo magnético.
- Fixação do Detector de Fluxo:
- Certifique-se de que os três parafusos de fixação do detector estão apertados corretamente.
- Ajuste inicial do parafuso dianteiro deve ser em zero graus, com capacidade de ajuste de até 10° para ambos os lados.
- Medição Inicial:
- Alinhe o avião para proas de 0°, 90°, 180° e 270°.
- Registre os rumos magnéticos indicados nos cartões do HSI e RMI, garantindo que a bandeira HDG no HSI desapareça.
- Aguarde um minuto para estabilização antes de cada leitura.
- Primeira Compensação:
- Utilize os parafusos de fixação do detector para minimizar a diferença entre os rumos registrados e os esperados.
- Calcule o coeficiente de correção pela fórmula: Coeficiente=(N+E+S+N)4\text{Coeficiente} = \frac{(\text{N} + \text{E} + \text{S} + \text{N})}{4} Onde “N”, “E”, e “S” representam as diferenças em cada direção.
- Segunda Compensação:
- Repita o giro do avião para as mesmas proas (0°, 90°, 180° e 270°).
- Anote as diferenças algébricas e ajuste os parafusos N-S (norte) e E-W (leste) para corrigir os desvios.
- Verificação Final:
- Gire o avião em incrementos de 30° e registre os erros restantes.
- Preencha o cartão de correção correspondente com os valores medidos para ajustes futuros.
O processo descrito assegura que os erros de leitura sejam minimizados, garantindo maior precisão nas operações de navegação com o sistema PN-101.