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O variômetro é um instrumento que indica a velocidade vertical da aeronave, ou seja, a razão de subida ou descida, geralmente expressa em pés por minuto (ft/min) ou metros por segundo (m/s). Este instrumento é essencial para o piloto monitorar alterações de altitude, proporcionando uma leitura contínua da dinâmica de voo vertical.

Elemento Sensível

O núcleo do funcionamento do variômetro está na sua cápsula aneróide ou de pressão diferencial. Essa cápsula é projetada para captar variações na pressão estática da atmosfera que ocorrem com as mudanças de altitude.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Princípio de Operação

  • Pressão Estática: O variômetro é conectado ao sistema de pressão estática da aeronave. Uma cápsula aneróide é instalada dentro da câmara interna do instrumento.
  • Equilíbrio: Quando a altitude da aeronave permanece constante, a pressão dentro da cápsula e na câmara se iguala, e o instrumento registra uma razão de subida nula.
  • Mudança de Altitude:
    • Subida: Quando a aeronave sobe, a pressão do ar na cápsula e no ambiente externo diminui. Contudo, a pressão na câmara interna diminui mais lentamente devido ao restritor de fluxo. Isso cria uma diferença de pressão que comprime a cápsula, movendo o ponteiro para indicar uma razão de subida positiva.
    • Descida: Em descidas, o efeito é inverso, com o aumento da pressão fazendo a cápsula se expandir, indicando uma razão de descida.

Terminologia Alternativa

O variômetro também é conhecido por outros nomes, como:

  • Indicador de subida e descida.
  • Indicador de velocidade vertical.
  • Indicador de razão de subida e descida.
  • Popularmente, é chamado de “Climb” no contexto aeronáutico.