O variômetro é um instrumento que indica a velocidade vertical da aeronave, ou seja, a razão de subida ou descida, geralmente expressa em pés por minuto (ft/min) ou metros por segundo (m/s). Este instrumento é essencial para o piloto monitorar alterações de altitude, proporcionando uma leitura contínua da dinâmica de voo vertical.
Elemento Sensível
O núcleo do funcionamento do variômetro está na sua cápsula aneróide ou de pressão diferencial. Essa cápsula é projetada para captar variações na pressão estática da atmosfera que ocorrem com as mudanças de altitude.
Princípio de Operação
- Pressão Estática: O variômetro é conectado ao sistema de pressão estática da aeronave. Uma cápsula aneróide é instalada dentro da câmara interna do instrumento.
- Equilíbrio: Quando a altitude da aeronave permanece constante, a pressão dentro da cápsula e na câmara se iguala, e o instrumento registra uma razão de subida nula.
- Mudança de Altitude:
- Subida: Quando a aeronave sobe, a pressão do ar na cápsula e no ambiente externo diminui. Contudo, a pressão na câmara interna diminui mais lentamente devido ao restritor de fluxo. Isso cria uma diferença de pressão que comprime a cápsula, movendo o ponteiro para indicar uma razão de subida positiva.
- Descida: Em descidas, o efeito é inverso, com o aumento da pressão fazendo a cápsula se expandir, indicando uma razão de descida.
Terminologia Alternativa
O variômetro também é conhecido por outros nomes, como:
- Indicador de subida e descida.
- Indicador de velocidade vertical.
- Indicador de razão de subida e descida.
- Popularmente, é chamado de “Climb” no contexto aeronáutico.