Virabrequim

Virabrequim

O virabrequim é o componente central de um motor de combustão interna alternativo. Ele é fabricado em aço de liga de alta resistência, possuindo superfícies de apoio endurecidas e polidas que se assentam nos mancais do cárter. Essas superfícies garantem a rotação suave e eficiente do eixo.

Os braços de manivela (offset throws) formam os pontos de conexão para as bielas. Essas peças transformam o movimento linear dos pistões em um movimento rotativo contínuo do virabrequim. O processo ocorre por meio do deslocamento dos pistões dentro dos cilindros, empurrando as bielas que, por sua vez, giram o eixo. Esse movimento rotativo é essencial para a geração de potência no motor e para a transmissão da força à hélice em aeronaves equipadas com motores a pistão.

Além de sua função mecânica essencial, o virabrequim deve suportar grandes forças, como a pressão dos gases da combustão e as cargas inerciais das peças móveis. Para isso, ele é projetado com contrapesos que ajudam a equilibrar o conjunto, reduzindo vibrações e melhorando o desempenho do motor.