Fase Operacional de Parada do Motor

Na aviação, a parada do motor é realizada de forma controlada e com métodos diferentes dos aplicados em motores de automóveis, visando segurança e proteção dos componentes do motor.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Corte da Mistura

A parada do motor é realizada cortando-se a mistura, ou seja, interrompendo o fornecimento de gasolina ao motor. Esse procedimento permite que o motor consuma o combustível residual presente no sistema antes de cessar completamente a combustão.

  • Vantagem: Ao “secar” o motor, evita-se a condensação de vapores de gasolina nos cilindros, o que poderia causar danos ou dificuldades na operação futura.
  • Efeito colateral: O motor pode apresentar maior dificuldade para a próxima partida devido à ausência de combustível no sistema, exigindo que a bomba ou o sistema de injeção reabasteça o circuito antes da ignição.

Prevenção de Condensação

Cortar apenas a ignição, como é comum em automóveis, pode deixar combustível nos cilindros e nos dutos de admissão. Isso pode levar à condensação de vapores, promovendo corrosão e formação de depósitos que podem comprometer a eficiência do motor ao longo do tempo.

Procedimento de Parada

  1. Reduzir a potência do motor para marcha lenta.
  2. Acionar a manete de mistura para a posição de corte.
  3. Monitorar o motor até que ele cesse completamente a combustão e pare.
  4. Após a parada, desligar os sistemas auxiliares conforme especificado no manual de voo.