Como é a Estrutura do Boeing 737?

Descrição básica estrutural

Quanto a estrutura do Boeing 737 podemos dizer que é um avião com dois motores que estão colocados sob suas asas. Os motores estão presos em uma estrutura abaixo das asas (Pylon).

O Boeing 737 tem uma construção cantilever tanto nas asas como empenagem. A fuselagem é de construção semi-monocoque.

Estrutura semi-monocoque (adicional de reforços longitudinais)

Diferencça de asa cantilever e semi-cantilever

Projeto de Construção de Alta Resistência à Fadiga

Este projeto tem como objetivo de serviço para o B737 em torno de 75.000 ciclos. Para operações normais o avião foi projetado para uma vida útil de mais de 25 anos.

Prevenção de Corrosão

Anos de experiência e profundos estudos neste assunto nos conduziu à um ótimo desempenho estrutural. Estes estudos com o avanço da tecnologia dos materiais possibilitou aos operadores uma estrutura que resultasse em:

  • Corrosão mínima.
  • Período de serviço prolongado.
  • Menos custo de manutenção.

 FUSELAGEM

A fuselagem é uma estrutura semi-monocoque pressurizada. Os materiais principais da estrutura da fuselagem são de liga de alumínio.

As paredes de pressão dianteira e traseira da fuselagem formam um compartimento pressurizado.

As estruturas auxiliares que estão presas na fuselagem:

  • Radome
  • Carenagens da asa com fuselagem
  • Empenagem

ASA

A asa é uma estrutura de construção cantilever. A estrutura básica da asa é de construção de liga de alumínio. A asa tem as seguintes caracteristicas:

  • Armazenagem de combustível
  • Contém os componentes do sistema de combustível
  • Os pontos de fixação dos elementos que prendem o motores, trem de pouso e superfícies de controle.

As tampas de acesso aos tanques de combustível estão na parte inferior da asa.

ESTABILIZADORES

 Os estabilizadores vertical e horizontal são feitos de ligas de alumínio. O profundor e o leme são feitos de grafite.

 

MATERIAIS COMPOSTOS

 Algumas estruturas ou peças estruturais são feitas de materiais compostos. Algumas vantagens destes materiais são:

  • Alta resistência
  • Resistente à corrosão.
  • Aumentando a resistência à fadiga.
  • Diminuição de peso.

ABERTURAS DO AVIÃO

ESCADA DIANTEIRA

A escada dianteira é uma opção para o B-737. A escada é útil para situações onde o aeroporto não possui infra-estrutura para atender ao avião. O aeroporto não necessita de equipamento de terra para o embarque e desembarque de passageiros.

PORTAS EXTERNAS

As portas dos compartimentos de carga , serviço e entrada de passageiros dão acesso a todas áreas do avião.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

As saídas de emergência sobre as asas do Boeing 737 auxiliam na evacuação do avião.

A janela corrediça da cabine de comando abre para dar mais uma opção de abandono do avião em emergência.

As pessoas de resgate podem abrir a janela do lado direito do avião externamente.

PORTAS DA FUSELAGEM

Genalidades

As portas do avião são peças que fazem parte da sua estrutura primária. As portas que são do tipo tampão vedam sob a carga de pressurização.

O mecanismo de bloqueio mantém a porta fechado durante o processo de despressurização.

Os pinos de pressão das portas transmitem as cargas de pressão para a estrutura da porta durante o processo de pressurização.

Não há necessidade de novos materiais ou ferramentas para trabalhos de manutenção das portas.

O alinhamento da manete externa com a fuselagem reduz o arrasto.

As portas são operadas manualmente. As portas maiores possuem um mecanismo de contrapeso. Este reduz o esforço para abrir a porta.

PORTAS DE SERVIÇO E DE ENTRADA

As portas de entrada e serviço são abertas externamente. Elas tem as seguintes características:

  1. Mola de contra peso
  2. Mecanismo de bloqueio da dobradiça superior. Este mantém a porta aberta em tempo de vento forte.
  3. Janelas com uma fita laranja , indica que a escorregadeira está ativada.
  4. Escorregadeira para saída de emergência.

Certifique-se de que a escorregadeira não esteja armada antes de abrir a porta de passageiros e serviço. Isto evita danos pessoais ou no equipamento.

Quando as escorregadeiras estiverem armadas , a fita laranja de aviso é colocada no visor das portas.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

 As saídas de emergência estão sobre as asas e abrem internamente e tem as seguintes características: 

  • Construção de baixo peso.
  • Mecanismo de acionamento externo e interno de fácil operação.
Janela de Saída de emergência vista por dentro.

A janela corrediça da cabine de comando é a saída de emergência. A janela do lado direito tem comando operacional externo para emergência. 

PORTAS DOS COMPARTIMENTOS DE CARGA

 As portas dos compartimentos de carga dianteiro e esquerdo abrem para dentro do avião.

Elas tem um mecanismo de contra peso que e um sistema de bloqueio over center que facilita a operação.

PORTAS EXTERNAS

Portas dos compartimentos elétricos e eletrônicos

As portas destes compartimentos são corrediças quando abertas. Quando abertas , não obstruem o acesso a esses compartimentos.

Elas possuem um sistema de contra peso com ação de mola par auxiliar a operação.

Localização das porta do compartimento de carga dianteiro e trazeiro (em azul)

PORTA DO COMPARTIMENTO DOS EQUIPAMENTOS DIANTEIRO

Esta porta é aberta para dentro do avião e tem uma manete de bloqueio com ação de mola.

PORTA DA ESCADA DIANTEIRA

Esta porta é aberta para dentro do avião. Ela é acionada por um motor elétrico. Ela abre e fecha com a sequência de extensão e retração da escada.

LUZES DE AVISO DE PORTAS

Indicação e controle 

Uma luz ambar no P-5 superior mostra se há alguma porta desbloqueada.

Na maçaneta temos um mecanismo de bloqueio que é um micro switch ou sensor de proximidade para o sistema de aviso de portas.

Painel de indicação de pora do boeing 737 classic

A luz de indicação das portas do compartimento eletrônico é a mesma do compartimento dianteiro.

As tampas de acesso (como de reabastecimento de água ou ou combustível) podem ser incluídos no circuito de luzes de equipamento como uma opção.

Glossário – Estruturas do Boeing 737

Este glossário contém termos técnicos e conceitos importantes relacionados à estrutura do Boeing 737, conforme detalhado no artigo.

Índice

Asa Cantilever

Definição

Tipo de construção de asa onde o suporte principal é fornecido pela própria estrutura da asa, sem a necessidade de suportes externos como estais ou montantes. O Boeing 737 utiliza essa construção tanto nas asas quanto na empenagem.

Carenagens da Asa com Fuselagem

Função

Estruturas auxiliares presas à fuselagem que otimizam o fluxo de ar entre a asa e a fuselagem, reduzindo o arrasto aerodinâmico.

Carga

Carga Estrutural

Forças aplicadas à estrutura da aeronave durante o voo e em solo, que devem ser suportadas pelos seus componentes.

Compartimentos Elétricos e Eletrônicos

Acesso

Áreas do avião que abrigam equipamentos elétricos e eletrônicos, com portas corrediças que não obstruem o acesso quando abertas.

Construção Semi-Monocoque

Estrutura da Fuselagem

Tipo de construção da fuselagem do Boeing 737, que combina a pele externa (monocoque) com reforços longitudinais (longarinas e cavernas) para maior resistência e rigidez.

Corrosão

Prevenção

Deterioração de materiais devido a reações químicas com o ambiente. O projeto do Boeing 737 visa minimizar a corrosão para prolongar a vida útil e reduzir custos de manutenção.

Estrutura Primária

Componentes Essenciais

Partes da aeronave que são críticas para a integridade estrutural e a segurança do voo, como as portas do avião, que são projetadas para suportar cargas de pressurização.

Estabilizadores

Função

Superfícies de controle na cauda da aeronave (vertical e horizontal) que proporcionam estabilidade e controle. No Boeing 737, são feitos de ligas de alumínio, com profundor e leme de grafite.

Fadiga

Resistência à Fadiga

A capacidade de um material de resistir a falhas sob cargas repetidas. O Boeing 737 é projetado para alta resistência à fadiga, com uma vida útil de mais de 25 anos ou 75.000 ciclos.

Fibra de Carbono

Material Composto

Material leve e de alta resistência, utilizado em conjunto com polímeros em aeronaves modernas, como o Airbus A350, para diminuir o peso e aumentar a resistência.

Fuselagem

Estrutura Principal

O corpo principal da aeronave, que abriga a cabine de comando, o compartimento de passageiros e carga. No Boeing 737, é uma estrutura semi-monocoque pressurizada, feita de liga de alumínio.

Ligas de Alumínio

Material de Construção

Principal material utilizado na estrutura da fuselagem e asas do Boeing 737 devido à sua combinação de leveza e resistência.

Manutenção

Custo e Período de Serviço

Ações necessárias para manter a aeronave em condições operacionais. O projeto do Boeing 737 visa reduzir os custos e prolongar os períodos de serviço através da prevenção de corrosão e alta resistência à fadiga.

Materiais Compostos

Vantagens

Materiais feitos de dois ou mais componentes com propriedades diferentes, que resultam em um material com características superiores. Em aeronaves, oferecem alta resistência, resistência à corrosão, aumento da resistência à fadiga e diminuição de peso.

Motor Elétrico

Acionamento

Utilizado para acionar a porta da escada dianteira do Boeing 737, que abre e fecha em sequência com a extensão e retração da escada.

Peso

Redução de Peso

Um fator crítico no projeto de aeronaves. O uso de materiais leves e compostos, bem como o design estrutural, visam diminuir o peso total da aeronave para melhorar a eficiência.

Porta Tipo Tampão

Vedação

Tipo de porta que veda sob a carga de pressurização, garantindo a integridade do compartimento pressurizado da aeronave.

Pressão

Pressurização

O processo de manter a pressão interna da cabine em um nível confortável para os ocupantes em altitudes elevadas. As paredes da fuselagem do Boeing 737 formam um compartimento pressurizado.

Pylon

Fixação de Motores

Estrutura que prende os motores sob as asas da aeronave.

Radome

Função

Carenagem na parte dianteira da aeronave que protege o radar e outros equipamentos eletrônicos, sendo uma estrutura auxiliar presa à fuselagem.

Sensor de Proximidade

Indicação de Portas

Componente que, juntamente com um micro switch, detecta se uma porta está desbloqueada e ativa uma luz de aviso no painel P-5 superior.

Sistema de Combustível

Componentes

Conjunto de elementos que armazenam e fornecem combustível aos motores. A asa do Boeing 737 contém os componentes desse sistema e os tanques de combustível.

Tanques de Combustível

Localização

Localizados nas asas do Boeing 737, com tampas de acesso na parte inferior da asa para reabastecimento.

Terra

Equipamento de Terra

Equipamentos de apoio em solo necessários para o embarque e desembarque de passageiros. A escada dianteira opcional do Boeing 737 é útil em aeroportos sem essa infraestrutura.

FAQ – Estruturas do Boeing 737

Este FAQ aborda as principais perguntas sobre a estrutura do Boeing 737, com respostas detalhadas para auxiliar no entendimento.

P: Qual é o tipo de construção da fuselagem do Boeing 737?

R: A fuselagem do Boeing 737 possui uma construção semi-monocoque pressurizada. Isso significa que a pele externa da aeronave suporta grande parte das cargas, mas é reforçada por uma estrutura interna de longarinas e cavernas, proporcionando maior resistência e rigidez.

P: Quais são os materiais principais utilizados na estrutura do Boeing 737?

R: Os materiais principais da estrutura da fuselagem e das asas do Boeing 737 são ligas de alumínio. Além disso, materiais compostos, como grafite (usado no profundor e leme), são empregados em algumas estruturas ou peças para oferecer alta resistência, resistência à corrosão, maior resistência à fadiga e diminuição de peso.

P: Qual é a vida útil projetada para o Boeing 737 em termos de ciclos e anos?

R: O Boeing 737 foi projetado para ter uma vida útil de serviço de aproximadamente 75.000 ciclos de voo. Para operações normais, a aeronave foi projetada para uma vida útil de mais de 25 anos, graças ao seu projeto de construção de alta resistência à fadiga e prevenção de corrosão.

P: Onde os motores do Boeing 737 estão localizados e como são fixados?

R: Os motores do Boeing 737 estão localizados sob suas asas. Eles são presos à estrutura da asa por meio de uma estrutura chamada Pylon.

P: Quais são as principais características da asa do Boeing 737?

R: A asa do Boeing 737 é uma estrutura de construção cantilever, feita principalmente de liga de alumínio. Suas características incluem a armazenagem de combustível, a contenção dos componentes do sistema de combustível e a fixação dos motores, trem de pouso e superfícies de controle. As tampas de acesso aos tanques de combustível estão na parte inferior da asa.

P: Como as portas do Boeing 737 são projetadas para lidar com a pressurização?

R: As portas do Boeing 737 são peças que fazem parte da estrutura primária da aeronave e são do tipo tampão, o que significa que vedam sob a carga de pressurização. Um mecanismo de bloqueio as mantém fechadas durante o processo de despressurização, e os pinos de pressão transmitem as cargas de pressão para a estrutura da porta durante o processo de pressurização.

P: Quais são as opções de saída de emergência no Boeing 737?

R: As saídas de emergência no Boeing 737 incluem as saídas sobre as asas, que abrem internamente e possuem construção de baixo peso e mecanismo de acionamento fácil. Além disso, a janela corrediça da cabine de comando serve como uma opção de saída de emergência, com a janela do lado direito tendo um comando operacional externo para emergências.

P: Para que serve a escada dianteira opcional do Boeing 737?

R: A escada dianteira é uma opção para o Boeing 737 que é útil em situações onde o aeroporto não possui infraestrutura para atender à aeronave. Ela elimina a necessidade de equipamento de terra para o embarque e desembarque de passageiros, proporcionando maior flexibilidade operacional.

P: Como o Boeing 737 previne a corrosão em sua estrutura?

R: Anos de experiência e estudos aprofundados levaram a um ótimo desempenho estrutural no Boeing 737 em relação à corrosão. O avanço da tecnologia dos materiais permitiu uma estrutura que resulta em corrosão mínima, período de serviço prolongado e menor custo de manutenção.

P: O que são materiais compostos e quais suas vantagens no Boeing 737?

R: Materiais compostos são aqueles formados por dois ou mais materiais com propriedades diferentes, que juntos criam um material com características superiores. No Boeing 737, eles são usados em algumas estruturas ou peças devido às suas vantagens de alta resistência, resistência à corrosão, aumento da resistência à fadiga e diminuição de peso.

1 Comentário

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  1. O seu comentário da estrutura ser monocoque deve ser melhorado. A fragilidade causada pelos espaços abertos na estrutura obriga o uso de “reforços” (a famosa pele de urso), as cargas do trem de pouso do nariz mais o ponto de apoio do macaco forçou o uso de uma “mesa”. Existem outras peculiaridades, boa pesquisa.
    Abraços.
    P. S… adorei a sua iniciativa.