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As autoridades aeronáuticas, preocupadas com a relevância e consequências de problemas envolvendo a segurança em sistema de tanques de combustível de aeronaves criaram novas exigências, não somente aos fabricantes de aeronaves e componentes, mas também a operadores e empresas de manutenção e isso acaba afetando todos até mesmo o mecânico de aeronaves.

AFTS – AIRCRAFT FUEL TANK SAFETY

Foto: Acidente TWA – Centelha tanque central de combustível

O acidente com o voo da TWA 800, em julho de 1996 desencadeou uma série de ações por parte das autoridades e da indústria aeronáutica, no sentido de iniciar um amplo estudo quanto à segurança em sistemas de tanques de combustível.

Reconstrução da fuselagem do TWA 800

            Novas exigências visam assegurar, através de ações conjuntas, que condições inseguras não estejam presentes e / ou não se desenvolvam no interior dos tanques de combustível das aeronaves.

            Nos anos recentes, a indústria aeronáutica tem sofrido um número significativo de acidentes/incidentes envolvendo explosão de tanques de combustível.

Esses acontecimentos têm demonstrado que fontes de ignição podem se desenvolver em tanques de combustível de aeronaves devido a fatores ou modos de falha imprevistos que podem não ter sido levados em consideração quando da certificação original de uma aeronave.

COMO SÃO GERADAS FONTES DE IGNIÇÃO? 

Existem três fenômenos primários que podem resultar na ignição de vapores de combustível em tanques:

  • Arcos elétricos: que podem ocorrer como resultado de falhas em componentes elétricos ou fiação, efeitos de descargas elétricas ou eletrostáticas e radio-frequência de alta intensidade;
  • Centelhas por fricção:  resultantes de contato mecânico de equipamentos rotativos no interior dos tanques;
  • Ignição de superfície quente ou auto-ignição: resultante do contato dos vapores de combustível com uma superfície a uma temperatura superior à sua temperatura de ignição. Normalmente, a causa está associada a falhas de sistemas pneumáticos.

O QUE MUDOU PARA O MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA?

CDCCL : Critical Design Configuration Control Limitations 

ALI´s : Airworthiness Limitation Items

Itens de Limitação de Aeronavegabilidade (Airworthiness Limitation Items – ALI) e Limitações de Controle Crítico de Configurações de Projeto (Critical Design Configuration Control Limitations – CDCCL) são identificados nos procedimentos de manutenção de aeronaves para garantir que as condições inseguras não existam no sistema de combustível.  

1. ALI´s :Airworthiness Limitation Items

(Itens de Limitação de Aeronavegabilidade)

ALI´s são verificados com inspeções obrigatórias de manutenção a fim de garantir que as condições inseguras não existam no sistema de combustível durante toda a vida operacional da aeronave.

Os processos de inspeção ALI são realizados em um intervalo periódico e, portanto, são parte do Documento de Planejamento de Manutenção (Maintenance Planning Document – MPD).

Exemplos similares dos processos de inspeção ALI no sistema de combustível são identificados no manual de manutenção com o seguinte parágrafo:

´´This maintenance procedure affects Fuel Tank Safety. It is related to a fuel system ALI (Airworthiness Limitation Item).´

Tradução: ´´Esse procedimento de manutenção afeta a Segurança do Tanque de Combustível. Ele está relacionado a um sistema de combustível ALI (Itens de Limitação de Aeronavegabilidade)´´

 2. CDCCL : Critical Design Configuration Control Limitations

(Limitações de Controle Crítico de Configuração de Projeto)

 Informações necessárias para manter as características de projeto original incorporadas para prevenir fontes de ignição nos tanques de combustível devem ser incluídas na seção de Limitações de Controle Crítico de Configuração de Projeto (Critical Design Configuration Control Limitations – CDCCL).

Essas informações são necessárias para assegurar que serviços de manutenção, reparos ou modificações não irão violar, de forma não intencional, a integridade do projeto original, ou seja, que condições inseguras não se desenvolvam no sistema de combustível durante a manutenção, reparação ou modificação na aeronave.

Os procedimentos CDCCL no sistema de combustível são identificados no manual de manutenção com o seguinte parágrafo:

´´This maintenance procedure affects Fuel Tank Safety. The procedure is related to a fuel system CDCCL (Critical Design Configuration Control Limitation Item). Strictly adhere to the contents of the CDCCL affected sections to ensure that unsafe conditions do not develop.´´

Tradução: ´´Esse procedimento de manutenção afeta a Segurança do Tanque de Combustível. O processo está relacionado com um sistema de combustível CDCCL (Limitações de Controle de Configurações de Projeto). Observar estritamente ao conteúdo do CDCCL das seções afetadas a fim de garantir que as condições inseguras não se desenvolvam. ´´

DEFINIÇÕES

À prova de explosão

Componentes concebidos e fabricados de forma a não permitir a ignição de vapores ou líquidos inflamáveis em torno do si, tanto em operação normal quanto em condição de falha.

Arco elétrico ou centelha

A transferência de elétrons através de uma lacuna.

Centelha por fricção

Uma fonte de calor sob a forma de uma faísca que é criada pelo contato mecânico, tal como detritos atritando as partes móveis de uma bomba de combustível.

Falha Latente

Uma falha cuja presença não podem ser facilmente perceptível para a tripulação ou ao pessoal de manutenção. Uma falha latente significativa, em combinação com uma ou mais falhas ou acontecimentos específicos, pode resultar em um perigo ou uma condição de falha catastrófica.

Fonte de ignição

Uma fonte de energia suficiente para iniciar a combustão do fluido. As superfícies quentes que podem exceder a temperatura de auto-ignição de um fluido em questão são consideradas como uma fonte de ignição.

Arcos elétricos e centelhas por fricção são também fontes comuns de ignição.

https://youtu.be/KtMHTI6Enes
 Sistema de geração de nitrogênio BOEING 737 NG. 

Inflamável

No que diz respeito a um líquido ou gás, significa susceptível de inflamar facilmente ou explodir.

  1. Itens de limitações de aeronavegabilidade (ALI)

Aplicados ao sistema de tanques de combustível, são instruções mandatórias a serem implementadas para assegurar que condições inseguras não se desenvolvam no sistema de combustível durante toda a vida operacional da aeronave.

  1. Limitações de controle de configurações de projeto crítico (CDCCL)

Limitações que definem aqueles parâmetros do projeto que deve ser mantidos a fim de garantir que não se desenvolvam fontes de ignição dentro do tanque de combustível.

Ponto de inflamação

O ponto de inflamação de um líquido inflamável é definido como a mais baixa temperatura em que a aplicação de uma chama aquecida a uma amostra faz com que o vapor passe a inflamar momentaneamente (´´flash´´).

Temperatura de auto-ignição

A temperatura mínima na qual uma mistura otimizada de ar e vapor inflamável vai inflamar espontaneamente.

Temperatura de superfície máxima permitida

Temperatura máxima de superfície que proporciona uma margem segura sob todas as condições normais ou de falha de, no mínimo, 50 ºF abaixo da menor temperatura esperada de auto-ignição dos combustíveis aprovados.

A temperatura da auto-ignição irá variar nos combustíveis devido a uma variedade de fatores (pressão ambiente, tempo de armazenamento, tipo de combustível, etc.), mas o valor geralmente aceito, considerando o tipo querosene como combustível, sob condições estáticas e ao nível do mar, é de 450 ºF.

Isso resulta em uma temperatura máxima de superfície permitida de 400 ºF para um componente ou superfície afetada.

Fonte: AC 25.981 Prevenção de fonte de ignição em tanques de combustível.

MATERIAL DE APOIO

DOWNLOAD

AC 25.981-1D – Fuel Tank Ignition Source Prevention Guidelines

ATA 47 – INERTIN GAS

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