Quais são as Superfícies de Controle de voo
A finalidade dos controles de voo é de prover meios para controlar manobras dos aviões, aumentar a sustentação adicional em pousos e decolagens e aumento do arrasto em voo ou no solo.
Eles normalmente são divididos em dois grupos principais:
1) superfícies de controle de voo primárias ou principais.
2) superfícies de controle de voo secundárias ou auxiliares.
Comandos de voo primários
As superfícies de controle de voo primárias em uma aeronave de asa fixa incluem: ailerons, profundores e leme.
- Aileron (aileron)
- Rudder (leme de direção)
- Elevator (profundar)
Comandos de voo secundários
Incluídos no grupo secundário estão os compensadores, Flapes, “spoilers”, “slats”(aerofólio auxiliar móvel).
Compensadores comandáveis: são pequenos aerofólios encaixados nos bordos de fuga das superfícies de comando primárias.

Ailerons
Os ailerons podem ser utilizados para dar a aeronave o movimento de rolamento (roll). São pequenas superfícies na parte de trás da asa e funcionam em movimento contrário, isto é: quando o aileron da direita vai para cima, o da esquerda vai para baixo e vice-versa.
Flaps and Slats
Para manter a sustentação elevada, tenta-se aumentar a área da asa alterando a forma do perfil alar colocando partes móveis no bordo de ataque e no bordo de fuga da asa.

As superfícies adicionadas no bordo de ataque designam-se por slats e no bordo de fuga designam-se por flaps. Os movimentos para a frente dos slats e para trás dos faps (em direção a cauda da aeronave) aumentam a área da asa.

Flap da asa de um avião
Estabilizador Vertical e Horizontal
O estabilizador vertical impede a aeronave de se movimentar arbitrariamente para os lados (movimento de guinada).
O estabilizador horizontal impede que o nariz da aeronave se mova arbitrariamente para cima ou para baixo (movimento de picada).


Leme de Direção
O leme de direção é uma superfície móvel da aeronave presa na parte de trás do estabilizador vertical. Esta superfície, ao mover-se, faz variar a quantidade de força gerada pela cauda da aeronave e é utilizada para controlar o movimento de guinada.
Leme de Profundidade
O leme de profundidade é uma peça móvel fixo na parte de trás do estabilizador horizontal. Por isso, uma vez que este se move, a quantidade de força gerada pela cauda da aeronave e é utilizada para controlar o movimento de picada (pitch).
Existe um leme de profundidade de cada lado da fuselagem e possuem movimento inverso, assim como os ailerons. Quando o leme de profundidade direito deflete para cima, o esquerdo deflete para baixo e vice-versa.
MATERIAL DE APOIO
Manual FAA Aerodinâmica (traduzido)
Airbus A330 340 ATA 27 FLIGHT CONTROLS
Glossário — Superfícies de Controle de Voo
Navegue pelos termos:
- Aerofólio
- Aileron
- Bordo de ataque
- Bordo de fuga
- Compensador (Trim Tab)
- Empenagem
- Estabilizador horizontal
- Estabilizador vertical
- Flap
- Guinada (Yaw)
- Leme de direção (Rudder)
- Picada (Pitch)
- Profundor (Elevator)
- Rolamento (Roll)
- Slat
- Spoiler
- Superfícies de controle primárias
- Superfícies de controle secundárias
Aerofólio
Perfil capaz de gerar força aerodinâmica quando submetido ao escoamento do ar. As superfícies móveis (flaps, slats, ailerons etc.) são partes de aerofólios da asa ou da cauda.
Aileron
Superfície móvel no bordo de fuga das asas, usada para controlar o movimento de rolamento. Funciona de modo oposto: quando um sobe, o outro desce, inclinando a aeronave para o lado desejado.
Bordo de ataque
Extremidade dianteira da asa ou da superfície de cauda, primeira a encontrar o fluxo de ar. Em muitas asas, pode receber dispositivos como slats.
Bordo de fuga
Extremidade traseira do aerofólio. Acomoda superfícies móveis como ailerons, flaps, profundor e compensadores.
Compensador (Trim Tab)
Pequena superfície móvel instalada no bordo de fuga das superfícies primárias para aliviar esforço no comando e manter o voo “trimado” (sem tendência de subir, descer ou guinar).
Empenagem
Conjunto de superfícies na cauda (estabilizadores vertical e horizontal, leme e profundor) responsável pela estabilidade e pelo controle de guinada e picada.
Estabilizador horizontal
Superfície fixa na cauda que impede movimentos indesejados de picada e serve de base para o profundor.
Estabilizador vertical
Superfície fixa na cauda que impede movimentos indesejados de guinada e serve de base para o leme de direção.
Flap
Superfície móvel no bordo de fuga que aumenta a curvatura/área efetiva da asa para gerar mais sustentação em baixas velocidades (pousos e decolagens).
Guinada (Yaw)
Movimento em torno do eixo vertical da aeronave, para a direita ou esquerda. É controlado pelo leme de direção.
Leme de direção (Rudder)
Superfície móvel no bordo de fuga do estabilizador vertical que controla a guinada, direcionando o nariz da aeronave para a direita ou esquerda.
Picada (Pitch)
Movimento em torno do eixo lateral (transversal), levantando ou abaixando o nariz. É controlado pelo profundor.
Profundor (Elevator)
Superfície móvel no bordo de fuga do estabilizador horizontal que controla a picada. Em algumas aeronaves, há dois profundores (um de cada lado) com deflexão oposta.
Rolamento (Roll)
Movimento em torno do eixo longitudinal da aeronave (inclinar asas). Controlado pelos ailerons.
Slat
Dispositivo móvel no bordo de ataque que, ao avançar, aumenta a curvatura/área e adia o estol em ângulos de ataque elevados, melhorando o controle em baixas velocidades.
Spoiler
Dispositivo na parte superior da asa que “estraga” a sustentação ao ser erguido, aumentando o arrasto. Pode atuar com os ailerons para auxiliar o controle lateral e é usado também no solo após o pouso.
Superfícies de controle primárias
Conjunto de superfícies responsáveis pelos movimentos básicos do voo em aeronaves de asa fixa: ailerons (rolamento), profundor (picada) e leme de direção (guinada).
Superfícies de controle secundárias
Superfícies auxiliares usadas para otimizar sustentação/arrasto e aliviar esforços: flaps, slats, spoilers e compensadores, entre outras.
FAQ — Perguntas Frequentes
P: Qual é a finalidade geral dos controles de voo?
R: Permitir o controle das manobras básicas (rolamento, picada e guinada) e, com as superfícies secundárias, aumentar sustentação em baixa velocidade e/ou acrescentar arrasto quando necessário.
P: Como os ailerons geram o rolamento?
R: Ao defletir em sentidos opostos, um aileron sobe e o outro desce. Isso reduz a sustentação em uma asa e aumenta na outra, inclinando a aeronave para o lado desejado.
P: Em que momento usamos flaps e slats?
R: Principalmente em decolagens e pousos. Eles aumentam a curvatura/área efetiva da asa, permitindo voar mais devagar com melhor controle.
P: O que o spoiler faz em voo e no solo?
R: Em voo, reduz sustentação e aumenta arrasto para ajudar no controle e na descida; no solo, após o toque, “cola” a aeronave na pista, melhorando a frenagem.
P: Qual a diferença entre estabilizador e leme/profundor?
R: O estabilizador é uma superfície fixa que dá estabilidade; o leme (no vertical) e o profundor (no horizontal) são as partes móveis que controlam guinada e picada, respectivamente.
P: Para que serve o compensador (trim tab)?
R: Para aliviar o esforço no manche/pedais e manter a atitude desejada sem pressão constante nos comandos, aumentando conforto e precisão.
P: Por que o artigo divide superfícies em “primárias” e “secundárias”?
R: As primárias comandam os três eixos do voo (rolamento, picada, guinada). As secundárias são auxiliares: melhoram sustentação/arrasto e reduzem esforço de comando conforme a fase do voo.
P: Onde ficam localizados leme e profundor?
R: O leme está no bordo de fuga do estabilizador vertical (cauda) e o profundor no bordo de fuga do estabilizador horizontal (cauda).
P: Spoilers podem trabalhar junto com os ailerons?
R: Sim. Em algumas aeronaves eles se erguem no lado da asa que desce, ajudando a rolar a aeronave e aumentando a eficácia do controle lateral.
P: O que é “rolamento, picada e guinada” em termos de eixos?
R: Rolamento: eixo longitudinal (inclinar asas); Picada: eixo lateral/transversal (nariz sobe/desce); Guinada: eixo vertical (nariz para a direita/esquerda).
2 Comentários
Maravilhoso material didático
Show de bola, ótimas imagens para exemplo.