Que matérias estudar para refazer a Banca da ANAC para MMA? (Segunda época)

Muitos ficam preocupados em estudar para a segunda época da banca ANAC – FGV, e o pior, não sabem que matérias estudar ou quais matérias fazem parte de cada Bloco.
Se vc está estudando para segunda época para um dos módulos: BÁSICO, CEL, GMP ou AVI, não se preocupe você não está sozinho!
Não seria inteligente estudar TODAS as matérias novamente, mas sim focar somente onde vai precisar responder na segunda banca de recuperação.
O problema é que se você precisar estudar para segunda época para o módulo Básico, você vai ter que ler e estudar e testar seus conhecimentos pra ver se aprendeu:
21 MATÉRIAS de acordo com IS Nº 141-007 Revisão A,
Isso quer dizer mais de 750 páginas aproximadamente de conteúdo técnico, isso mesmo, para ter que fazer uma prova de 20 perguntas. (já inclui no cálculo matérias novas cobradas da banca).
Isso quer dizer que se você levar pra estudar 10 minutos cada página, você deve dispor mais de 125 horas de estudo. isso leva mais de 5 dias de 24 horas estudando sem parar.
Digamos que você disponha 2 horas por dia livre de estudo, e se dedicasse todos os dias sem sábado e domingo lendo e estudando.
No total você levaria mais de dois meses para estudar para essas 20 perguntas que cairão na sua banca.
No final você poderia se perguntar, ENTENDI TUDO QUE PRECISO? POSSO FAZER A BANCA DA ANAC COM CONFIANÇA?
A melhor forma de descobrir onde precisa melhorar não é durante a prova da banca, mas sim ANTES.
Na minha opinião a melhor forma de estudar não é reler ou estudar novamente todo o conteúdo, mas sim focar onde você realmente precisa melhorar ou ficou deficiente no seu curso realizado na escola.
Por isso, fazer simulados , com perguntas direcionadas para banca, ajuda MUITO a mostrar e apontar onde vc realmente precisa estudar.
Se quiser acessar conteúdo e simulados para banca clique aqui pra entrar.
E para você saber que matérias inclui cada módulo Descrevo aqui com base na portaria Anexo-PORTARIA Nº 4.145SPL, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2021 (Baixar aqui).
- BÁSICO
- CÉLULAS 1 E CÉLULAS 2
- GMP 1 E GMP 2
- AVIÔNICOS 1 E AVIÔNICOS 2
BÁSICO – Cartões/disciplinas
- COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
- MATEMÁTICA
- CIÊNCIAS NATURAIS
- DESENHO TÉCNICO
- INGLÊS BÁSICO E TÉCNICO
- CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE AERONAVES DE ASA FIXA E AERONAVES DE ASA ROTATIVA
- TECNOLOGIA DOS MATERIAIS AERONÁUTICOS
- CONTROLE DE CORROSÃO EM MATERIAIS AERONÁUTICOS
- TUBULAÇÕES E CONEXÕES
- COMBUSTÍVEIS E SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
- ELETRICIDADE E ELETRÔNICA BÁSICAS
- GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS DE AVIAÇÃO
- PESO E BALANCEAMENTO
- METROLOGIA E FERRAMENTAS
- PRINCÍPIOS DA INSPEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO
- MANUSEIO DE SOLO, SEGURANÇA E EQUIPAMENTO DE APOIO
- REGULAMENTAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL
- REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MECÂNICO
- SEGURANÇA OPERACIONAL
- FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
- PRIMEIROS SOCORROS
CÉLULAS 1 – Cartões/disciplinas
- INGLÊS TÉCNICO – CÉLULA
- ESTRUTURAS DE AERONAVES E SISTEMAS DE CONTROLE DE VOO
- ENTELAGEM
- REVESTIMENTO, PINTURA E ACABAMENTO DE AERONAVES
- REPAROS EM ESTRUTURAS METÁLICAS
- SOLDAGEM EM AERONAVES
- MATERIAIS COMPOSTOS AVANÇADOS
- MONTAGEM E ALINHAMENTO
- SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E CONTRA FOGO
CÉLULAS 2 – Cartões/disciplinas
- SISTEMAS ELÉTRICOS DE AERONAVES
- INSTRUMENTOS DE AERONAVES
- SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E DE NAVEGAÇÃO
- SISTEMA HIDRÁULICO E DE TREM DE POUSO
- SISTEMAS PNEUMÁTICOS E DE CONTROLE DO AMBIENTE DE CABINE
GMP 1 (Grupo Moto Propulsor) – Cartões/disciplinas
- INGLÊS TÉCNICO – GRUPO MOTOPROPULSOR;
- TEORIA E CONSTRUÇÃO DE MOTORES DE AERONAVES;
- SISTEMAS DE ADMISSÃO E DE ESCAPAMENTO;
- SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DE MOTORES,
- SISTEMA DE IGNIÇÃO E ELÉTRICO DE MOTORES;
- SISTEMA DE PARTIDA DE MOTORES.
GMP 2 (Grupo Moto Propulsor) – Cartões/disciplinas
- SISTEMAS DE LUBRIFICAÇÃO E DE REFRIGERAÇÃO DE MOTORES;
- SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA SUPERAQUECIMENTO E FOGO NOS MOTORES;
- HÉLICES;
- REMOÇÃO E INSTALAÇÃO DE MOTORES;
- OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES;
- INSPEÇÃO DE MOTORES.
- PESQUISA DE PANES EM MOTORES (TROUBLESHOOTING)
AVI 1 – Cartões/disciplinas
- INGLÊS TÉCNICO – AVIÔNICOS;
- INSTRUMENTOS DE AERONAVES;
- SISTEMAS ELÉTRICOS DE AERONAVES;
- SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E DE NAVEGAÇÃO.
AVI 2 – Cartões/disciplinas
- SISTEMAS ELÉTRICOS DE PARTIDA E DE IGNIÇÃO DE MOTORES;
- SISTEMAS ELÉTRICOS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E FOGO;
- ELETRÔNICA BÁSICA,
- ELETRÔNICA DIGITAL;
- INSPEÇÃO DE AVIÔNICOS.
Estude com simulados ANAC separados por matéria.

Simulados ANAC grátis – CEL1 – CEL2, GMP1 – GMP2, AVI1 – AVI2.
Pergunta frequente:
Quem pode fazer segunda época?
Poderá ficar em 2ª época aquele que esteja realizando prova com, no mínimo, 3 (três) matérias, com uma das seguintes particularidades:
Candidato com 3 ou 4 matérias, ficando reprovado em apenas uma – desde que tenha obtido 30% de aproveitamento na matéria em que foi reprovado; ou
Candidato com 5 matérias, ficando reprovado em até duas – desde que tenha obtido 30% de aproveitamento na(s) matéria(s) em que tenha sido reprovado.
O prazo para realização de exame de segunda época é de no máximo 90 (noventa) dias a contar da data da realização do primeiro exame.
O candidato que faltar, não for aprovado ou não realizar o exame de 2EP deverá se inscrever para novo exame teórico completo.
O candidato somente pode realizar uma única vez o exame de segunda época nas matérias em que foi reprovado.
Fiquei em segunda época, o que devo fazer?
Para realizar a prova de segunda época, você deve fazer uma nova inscrição, pagar a taxa e agendar a sua prova. Caso já esteja logado no sistema, clique em SAIR e depois em “Inscrições”.
É importante lembrar que:
O prazo para inscrição em exame de segunda época é de no máximo 90 (noventa) dias a contar da data da realização do primeiro exame.
Matérias cobradas nos exames PORTARIA Nº 6064
Simulados pdf Módulo BásicoGLOSSÁRIO (ordem alfabética)
Admissão (sistema de)
Conjunto de dutos e componentes que conduzem o ar para dentro do motor, influenciando desempenho e eficiência.
Aeronave de asa fixa
Aeronave cujo peso é sustentado por asas fixas durante o voo, como aviões.
Aeronave de asa rotativa
Aeronave sustentada por rotores giratórios, como helicópteros.
Aproveitamento mínimo (30%)
Percentual mínimo de acerto exigido em uma matéria para que ela possa ser refeita em segunda época.
Aviônicos (AVI)
Área que engloba sistemas elétricos, instrumentos, comunicação, navegação, eletrônica básica e digital de aeronaves.
Cartão/Disciplina
Unidade de conteúdo cobrada na banca teórica. Cada módulo é composto por vários cartões/disciplinas específicos.
Célula (módulos Células 1 e 2)
Âmbito que trata da estrutura da aeronave e dos sistemas não propulsivos (revestimentos, reparos, soldagem, proteção contra gelo/chuva/fogo, sistemas elétricos, instrumentos, hidráulico/trem de pouso, pneumáticos e controle ambiental).
Combustíveis e sistema de combustível
Estuda tipos de combustíveis e o sistema que armazena, distribui e controla o fluxo de combustível para o motor.
Comunicação (sistemas de)
Sistemas de transmissão/recepção de voz e dados utilizados a bordo (ex.: VHF, HF), essenciais para a operação segura.
Construção de motores
Princípios de projeto e montagem de motores aeronáuticos, seus materiais e configurações.
Controle do ambiente de cabine (pneumáticos/condicionamento)
Sistemas que controlam pressurização, temperatura e ventilação, garantindo conforto e segurança.
Corrosão (controle de)
Estuda mecanismos de corrosão em materiais aeronáuticos e técnicas de prevenção, inspeção e tratamento.
Eletricidade e eletrônica básicas
Fundamentos de corrente, tensão, resistência, circuitos e componentes eletrônicos aplicados em aviação.
Eletrônica digital
Lógica digital, portas, flip-flops e circuitos aplicados a sistemas aviônicos e controle embarcado.
Entelagem
Revestimento com tecidos ou materiais similares utilizado em superfícies de algumas aeronaves, incluindo técnicas de aplicação e manutenção.
Estruturas e controles de voo
Elementos estruturais (fuselagem, asas, empenagem) e superfícies móveis (alerões, leme, profundor) com seus mecanismos de atuação.
Fatores humanos na manutenção
Estudo de limitações e comportamentos humanos que impactam a segurança e a qualidade do trabalho de manutenção.
FGV (banca aplicadora)
Instituição responsável pela aplicação das provas teóricas da ANAC referidas no artigo.
Hélices
Dispositivos propulsivos que convertem potência do motor em tração; incluem conceito, passo e manutenção.
Ignição (sistema de)
Conjunto que gera centelha para iniciar a combustão no motor (magnetos, velas, fiações, controles).
Inglês técnico
Vocabulário e leitura de manuais, boletins e esquemas técnicos em língua inglesa.
Instrumentos de aeronaves
Indicadores e sistemas de medição (velocímetro, altímetro, horizonte artificial, EGT, etc.) e seus princípios de funcionamento.
Inspeção e documentação da manutenção
Procedimentos de verificação, registros, ordens de serviço e conformidade regulatória.
IS nº 141-007 (Revisão A)
Instrução Suplementar citada como referência para a composição de matérias/disciplinas do módulo Básico.
Lubrificação (sistemas de)
Armazenagem, circulação e controle do óleo do motor para reduzir atrito e remover calor/impurezas.
Manuseio de solo, segurança e apoio
Práticas seguras em pátio/hangar, sinalização, EPIs e uso de equipamentos de apoio.
Manutenção de motores (operação e manutenção)
Procedimentos de operação, inspeção, ajustes e cuidados de rotina em motores aeronáuticos.
Materiais aeronáuticos (tecnologia dos)
Propriedades, seleção e aplicação de metais, compósitos e outros materiais em estruturas e sistemas.
Materiais compósitos avançados
Materiais de matriz polimérica, metálica ou cerâmica reforçados, com alta relação resistência/peso e técnicas específicas de reparo.
Matemática
Fundamentos matemáticos aplicados a cálculos de manutenção, dimensões, tolerâncias e desempenho.
Metrologia e ferramentas
Medição dimensional, instrumentos de medida e uso correto de ferramentas de manutenção.
Módulo AVI 1
Abrange instrumentos, sistemas elétricos, comunicação e navegação, com inglês técnico aplicado a aviônicos.
Módulo AVI 2
Inclui partida e ignição elétricas de motores, proteção contra gelo/chuva/fogo, eletrônica básica e digital e inspeção de aviônicos.
Módulo Básico
Conjunto amplo de fundamentos: comunicação, matemática, ciências, desenho técnico, inglês, aeronaves (asa fixa/rotativa), materiais, corrosão, tubulações, combustível, eletricidade/eletrônica, geradores/motores elétricos, peso e balanceamento, metrologia, inspeção/documentação, manuseio de solo, regulamentações, segurança operacional, fatores humanos e primeiros socorros.
Módulo Células 1
Foco em estruturas, entelagem, pintura/acabamento, reparos metálicos, soldagem, compósitos, montagem/alinhamento e proteção gelo/chuva/fogo.
Módulo Células 2
Sistemas elétricos de aeronaves, instrumentos, comunicação e navegação, sistemas hidráulicos/trem de pouso e sistemas pneumáticos/ambiente de cabine.
Módulo GMP 1
Inglês técnico de GMP, teoria e construção de motores, admissão/escapamento, combustível do motor, ignição/parte elétrica e partida.
Módulo GMP 2
Lubrificação e refrigeração do motor, proteção contra superaquecimento/fogo, hélices, remoção/instalação, operação/manutenção e inspeção de motores (inclui troubleshooting).
Motores elétricos e geradores (aviação)
Máquinas elétricas usadas para acionar sistemas e gerar energia a bordo.
Partida de motores
Sistemas responsáveis por iniciar a rotação e a combustão (starters, circuitos e controles).
Peso e balanceamento
Cálculos e procedimentos para manter o centro de gravidade dentro de limites seguros.
Pneumáticos (sistemas)
Sistemas que utilizam ar comprimido para atuação de componentes e apoio a controles ambientais.
Portaria nº 4.145/SPL (2021)
Ato normativo citado como base para listar matérias por módulo.
Portaria nº 6064
Documento referido no artigo que consolida matérias cobradas nos exames teóricos.
Primeiros socorros
Noções básicas de atendimento inicial em emergências até a chegada de assistência médica.
Proteção contra gelo/chuva/fogo (sistemas de)
Dispositivos e procedimentos para evitar formação de gelo, lidar com chuva e detectar/extinguir incêndios.
Refrigeração de motores
Sistemas que dissipam calor do motor para manter operação segura e eficiente.
Regulamentação da aviação civil
Regras e normas que regem a operação, manutenção e certificação no setor aeronáutico.
Regulamentação da profissão de mecânico
Requisitos legais e responsabilidades profissionais do Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA).
Remoção e instalação de motores
Procedimentos seguros e documentados para retirada e reinstalação de grupos motopropulsores.
Revestimento, pintura e acabamento
Processos de proteção e estética da célula, incluindo preparação de superfície e aplicação.
Segurança operacional
Gestão de riscos e práticas para prevenir ocorrências na manutenção e operação.
Segunda época (2EP)
Direito a refazer matérias reprovadas, observando critérios de aproveitamento mínimo e prazos.
Simulado ANAC
Conjunto de questões por matéria/módulo usado para diagnosticar lacunas e treinar para a banca.
Sistema hidráulico e trem de pouso
Sistema que utiliza fluido sob pressão para acionar freios, comandos e o trem de pouso.
Soldagem em aeronaves
Técnicas e cuidados específicos para união de materiais metálicos na aviação.
Troubleshooting (pesquisa de panes)
Metodologia sistemática para localizar e corrigir falhas em sistemas e motores.
Tubulações e conexões
Linhas e acoplamentos que conduzem fluidos (combustível, hidráulico, pneumático) com estanqueidade e segurança.
FAQ
P: Quem pode fazer segunda época?
R: Quem estiver fazendo prova com pelo menos 3 matérias e: (a) com 3 ou 4 matérias, tiver reprovado em apenas uma com mínimo de 30% de acerto; ou (b) com 5 matérias, tiver reprovado em até duas, também com 30% de acerto em cada uma.
P: Qual é o prazo para realizar a 2EP?
R: O prazo máximo é de 90 dias corridos a partir da data do primeiro exame teórico.
P: Posso fazer segunda época mais de uma vez?
R: Não. A segunda época só pode ser realizada uma única vez e apenas nas matérias em que houve reprovação dentro dos critérios.
P: Se eu perder o prazo ou não for aprovado na 2EP, o que acontece?
R: Você deverá se inscrever novamente para o exame teórico completo.
P: O que é “cartão/disciplinas” e como isso aparece na banca?
R: Cada cartão é uma disciplina específica que compõe o seu módulo (ex.: “Sistema Hidráulico”). A prova organiza as questões conforme esses cartões.
P: Quais matérias compõem cada módulo (Básico, Células, GMP e Aviônicos)?
R: O módulo Básico reúne fundamentos (comunicação, matemática, eletricidade, materiais, corrosão, peso e balanceamento, etc.). Células 1/2 focam estrutura, reparos, proteção gelo/chuva/fogo e sistemas elétricos/hidráulicos/pneumáticos. GMP 1/2 cobrem motores (teoria, combustível, ignição, partida, lubrificação/refrigeração, hélices, operação/inspeção). AVI 1/2 abrangem instrumentos, elétricos, comunicação/navegação, partida/ignição, eletrônica básica/digital e inspeção.
P: Como decidir o que estudar para a 2EP?
R: Foque nas matérias reprovadas. Use simulados por disciplina para diagnosticar lacunas e montar um plano de revisão direcionado.
P: Vale a pena reler todo o conteúdo do curso?
R: Em geral, não. A estratégia eficiente é revisar apenas os tópicos das matérias que você realmente precisa refazer, com exercícios específicos.
P: Preciso fazer nova inscrição para a 2EP?
R: Sim. A segunda época exige uma nova inscrição no sistema da banca e o pagamento da taxa correspondente.
P: O que significa “30% de aproveitamento” na matéria reprovada?
R: É a pontuação mínima que permite refazer aquela matéria na 2EP. Abaixo disso, não há direito à segunda época para aquela disciplina.
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