Na manutenção de aeronaves, mesmo um pequeno desvio do projeto original, ou a simples substituição de materiais inferiores, pode resultar na perda de vidas e ou equipamentos, isso inclui parasusos e fixadores de aeronaves.
Isso me faz lembrar o acidente da British Airways 5390 em 1990 causado pela instalação errada dos fixadores do para-brisas da aeronave.
Para garantir a segurança os itens são identificados por números de especificação ou nome do fabricante que devem ser seguidos rigorosamente durante a manutenção, em sua instalação, desde um simples rebite até um componente como um radar meteorológico.
IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS AERONÁUTICOS
Parafusos e rebites são usualmente identificados pelas letras:
AN (Air Force – Navy)
NAS (National Aircraft Standard)
MS (Military Standard) seguidas de números.
PARAFUSOS DE AERONAVES
São dispositivos de fixação, que permitem segurança e rigidez na união de peças.
Existem dois tipos de parafusos:
1. Bolts
2. Screws
Bolts: Utilizados quando se necessita grande firmeza. Possui normalmente uma porca como parte integrante do conjunto.
Screws: de rosca soberba, quando a firmeza não é um fator importante.
CLASSIFICAÇÃO DOS FIOS DE ROSCA
Parafusos bolts, screws e porcas são fabricados em um dos seguintes tipos de fios de rosca:
•NC (American National Coarse), série de filetes grossos destinados ao uso em metais.
•NF (American National Fine), séries de filetes finos destinados ao uso geral em aeronaves e motores;
•UNC (American Standard Unified Coarse) ou UNF (American Standard Unified Fine).
No parafuso de uma polegada (1″) de diâmetro do tipo NF (American National Fine), que será especificado como 1-14NF, indicando possuir 14 fios de rosca em cada polegada.
É considerado o número de vezes que o fio de rosca completa uma volta no espaço de uma polegada.
PARAFUSOS DE AVIAÇÃO
São fabricados em aço resistente à corrosão, com banho de cádmio ou de zinco, de aço resistente à corrosão, sem banho ou ainda de liga de alumínio anodizado.
Os parafusos especiais são normalmente identificados por uma letra “S” estampada na cabeça.
PARAFUSOS DE TOLERÂNCIA MÍNIMA
Esse tipo de parafuso é fabricado com mais cuidado do que o de uso geral. Eles são usados em aplicações onde uma ajustagem forte é requerida.
IDENTIFICAÇÃO E CÓDIGOS DOS PARAFUSOS DE AERONAVES
Podem ser identificados pelo formato da cabeça, método de fixação, material usado na fabricação ou emprego determinado.
PART NUMBER AN3DD5A
AN3DD5A
AN: Air Force-Navy.
3: Diâmetro em dezesseis avos da polegada (3/16″).
DD: Liga de alumínio 2024.
C: No lugar de “D”, indicaria aço resistente à corrosão e, a ausência das letras, indicaria aço com banho de cádmio.
5: Comprimento em oitavos da polegada (5/8″).
A: Indica não possuir furo para contra-pino.
Parafusos de aeronaves para fins especiais
Fabricados para uma particular aplicação. Exemplo: Clevis, Olhal, Jobolts e Lockbolts.
PARAFUSOS CLEVIS
A cabeça de um parafuso Clevis é redonda e possui ranhuras para receber uma chave de fenda comum, ou para receber uma chave em cruz. Caracteristica: Cargas de Cizalhamento nunca tensão (tração).
PARAFUSOS OLHAL
Este tipo de parafuso especial é usado onde cargas de tensão são aplicadas. O Olhal tem por finalidade permitir a fixação de peças.
JOBOLTS
A alta resistência ao cizalhamento e a tensão (tração) torna-o adequado ao uso em grandes esforços, onde os outros tipos de fixadores são impraticáveis.
LOCKBOLTS
Lockbolts combinam as características de um parafuso e de um rebite de grande resistência, mas possuem vantagens sobre ambos. Requer uma ferramenta pneumática para sua instalação. Quando instalado, ele permanecerá rígido e permanentemente fixo no local.
Parafusos de aeronaves e identificação
MATERIAL DE APOIO
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Chapter 05 Aircraft Materials, Processes & Hardware (ORIGINAL)
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