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Na manutenção de aeronaves, mesmo um pequeno desvio  do projeto original, ou a simples substituição de materiais inferiores, pode resultar na perda de vidas e ou equipamentos, isso inclui parasusos e fixadores de aeronaves.

Isso me faz lembrar o acidente da British Airways 5390 em 1990 causado pela instalação errada dos fixadores do para-brisas da aeronave.


Acidente da British Airways

Para garantir a segurança os  itens  são  identificados  por  números  de  especificação ou nome do fabricante que devem ser seguidos rigorosamente durante a manutenção, em sua instalação, desde um simples rebite até um componente como um radar meteorológico.

Itens e partes de uma aeronave

IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS AERONÁUTICOS

Parafusos e rebites são usualmente identificados pelas letras:

AN (Air Force – Navy)  

NAS (National Aircraft Standard)

MS (Military Standard) seguidas de números.

Part number (PN) de rebites e parafusos

PARAFUSOS DE AERONAVES

São dispositivos de fixação, que permitem segurança e rigidez  na união de peças.

Existem dois tipos de parafusos:

1. Bolts

2. Screws

Bolts: Utilizados quando se necessita grande firmeza. Possui  normalmente uma porca como parte integrante do conjunto.

Screws: de rosca soberba, quando a firmeza não é um fator importante.

Bolts e screws

CLASSIFICAÇÃO DOS FIOS DE ROSCA

Parafusos bolts, screws e porcas são fabricados em um dos  seguintes tipos de fios de rosca:

NC (American National Coarse), série de filetes grossos destinados ao uso em metais.

NF (American National Fine), séries de filetes finos destinados ao uso geral em aeronaves e motores;

UNC  (American  Standard  Unified  Coarse)  ou  UNF  (American  Standard Unified Fine).

Padrão de Filetes de roscas

No parafuso de uma polegada (1″) de diâmetro do tipo NF (American  National Fine), que será especificado como 1-14NF, indicando possuir 14 fios  de rosca em cada polegada.

Parafuso tipo NF

É considerado o número de vezes que o fio de rosca completa uma volta no  espaço de uma polegada.

Classificação dos fios de rosca

PARAFUSOS DE AVIAÇÃO

São fabricados em aço resistente à corrosão, com banho de  cádmio ou de zinco, de aço resistente à corrosão, sem banho ou  ainda de liga de alumínio anodizado.

Os  parafusos  especiais são normalmente identificados por  uma letra “S” estampada na cabeça.

PARAFUSOS DE TOLERÂNCIA MÍNIMA

Esse tipo de parafuso é fabricado com mais cuidado do que o de uso geral.  Eles são usados em aplicações onde uma ajustagem forte é requerida.

IDENTIFICAÇÃO E CÓDIGOS DOS PARAFUSOS DE AERONAVES

Podem ser identificados pelo formato da cabeça, método de fixação,  material usado na fabricação ou emprego determinado.

PART NUMBER AN3DD5A

AN3DD5A

AN: Air Force-Navy.

3: Diâmetro em dezesseis avos da polegada (3/16″).

DD: Liga de alumínio 2024.

C: No lugar de “D”, indicaria aço resistente à corrosão e, a  ausência das letras, indicaria aço com banho de cádmio.

5: Comprimento em oitavos da polegada (5/8″).

A: Indica não possuir furo para contra-pino.

Parafusos de aeronaves para fins especiais

Fabricados para uma particular aplicação. Exemplo: Clevis, Olhal, Jobolts e Lockbolts.

PARAFUSOS CLEVIS

A cabeça de um parafuso Clevis é redonda e possui ranhuras para  receber uma chave de fenda comum, ou para receber uma chave em cruz.  Caracteristica: Cargas de Cizalhamento nunca tensão (tração).

PARAFUSOS OLHAL

Este tipo de parafuso especial é usado onde cargas de tensão são  aplicadas. O Olhal tem por finalidade permitir a fixação de peças.

JOBOLTS

A alta resistência ao cizalhamento e a tensão (tração) torna-o  adequado ao uso em grandes esforços, onde os outros tipos  de fixadores são impraticáveis.

Instalação rebite Jobolt

LOCKBOLTS

Lockbolts combinam as características de um parafuso e de um rebite de grande  resistência, mas possuem vantagens sobre ambos. Requer  uma  ferramenta  pneumática  para  sua  instalação.  Quando  instalado, ele permanecerá rígido e permanentemente fixo no local.


INSTALAÇÃO DE LOCKBOLTS

Parafusos de aeronaves e identificação

https://youtu.be/ktNIU63Capc

MATERIAL DE APOIO

DOWNLOAD

Chapter 05 Aircraft Materials, Processes & Hardware (ORIGINAL)

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